Zona Azul


O objetivo do estacionamento rotativo é sempre democratizar o espaço público, ou seja, garantir que as vagas existentes nas áreas com maior demanda de estacionamento sejam para todos, e não para quem chegar primeiro.

Muitos munícipes vinham solicitando a volta da Zona Azul, porque se tornou impossível estacionar no centro da cidade!

Clique na sua dúvida


Segundo o Decreto n° 8.401 de 21/12/2020, o valor da tarifa da Zona Azul, foi reajustado para R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) válida para utilização por 1 (uma) hora, que é o período mínimo de utilização de cada vaga.

Um veículo pode utilizar a mesma vaga pelo máximo de 2 (duas) horas, para garantir a rotatividade do estacionamento.

O horário também não mudou.

A Zona Azul funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h as 18h e, aos sábados, das 9h as 13h. Nos domingos e feriados o estacionamento é livre e sem cobrança de tarifa.

Um veículo pode utilizar a mesma vaga pelo máximo de 2 (duas) horas, para garantir a rotatividade do estacionamento.

Sim a tolerância máxima será de 10 (dez) minutos, após esse prazo o veiculo está sujeito a multa e remoção.

As vagas exclusivas para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais continuam sendo gratuitas pelo período máximo de duas horas, desde que o veículo esteja identificado pelo cartão de identificação. Após esse período o usuário do veículo também tem de pagar a tarifa, ou fica sujeito a multa.

Não, as vagas são reservadas para veículos de carga e descarga mas também é necessário o pagamento.

Não, a penalidade é a multa prevista no Código de Trânsito.

No vidro dos veículos infratores será colocado um Aviso de Irregularidade, que não é mais passível de pagamento, serve apenas para orientar o munícipe sobre como efetuar o pagamento da tarifa e mostrar aos agentes de trânsito quais veículos estão em situação irregular.

Mas atenção, com o novo sistema informatizado os agentes de trânsito recebem on line a informação de quais veículos estão em situação irregular, tornando a fiscalização mais ágil.

A fiscalização eficiente é a única forma de garantir o bom funcionamento da Zona Azul.