DISPENSA

Os jovens que são dispensados do Serviço Militar são convocados a comparecer mais uma vez à Junta Militar para participar de uma cerimônia na qual fazem um juramento de fidelidade à pátria e recebem seus Certificados de Dispensa de Incorporação.

Há alguns casos especiais de alistamento, em que o certificado de dispensa militar é diferente do normal: o CDSA (Certificado de Dispensa de Serviço Alternativo), voltado para situações de convicção religiosa e o caso dos "notórios".

Para obter o CDSA, o jovem deve trazer uma declaração do ancião comprovando seus vínculos com a religião e afirmando que a mesma não permite o alistamento para o serviço militar. Já no caso dos "notórios", é necessário um atestado comprovando a deficiência, seja ela física ou mental. Em ambos os casos, o jovem também precisa trazer todos os documentos necessários ao alistamento.

Embora Caieiras seja um município não tributário para o serviço militar, ou seja, em que o jovem é automaticamente dispensado após o alistamento, é necessário que ele compareça à Junta Militar para se alistar, pois o certificado de dispensa é exigido, por exemplo, em processos seletivos de emprego.